Cada país tem autonomia para determinar qual vacina é necessária para o ingresso em seu território. Dessa forma, é inviável percorrer todas as legislações de cada país a fim de criar uma lista exaustiva de necessidades vacinais.
A melhor forma, então, de descobrir a possível necessidade vacinal para ingresso em determinado país é consultar o site do CIVNET.
Esse site é mantido pela ANVISA e clicando na aba exigências de viagem é possível digitar o nome do país que se pretende visitar e verificar quais as vacinas necessárias.

Além disso o site informa quais as recomendações epidêmicas para cada nação.

Ainda que não tenhamos exaurido a lista de países, podemos assegurar que a maioria das exigências diz respeito a vacina para febre amarela. Há, entretanto, algumas exceções que contemplam a necessidade de vacinação para outras doenças como a meningite e a poliomielite.
Tendo feito a consulta no site, deve-se comparecer a um posto de saúde, ou a uma clínica particular para tomar a vacina. Depois é só entrar no site do gov.br (link ao final) e fazer o upload do CPF e do comprovante de vacinação.

O certificado fica pronto em 15 minutos. Esse procedimento somente é válido para a vacinação para Febre Amarela. Caso a vacina tenha sido para outra doença, deve-se comparecer presencialmente a uma unidade da ANVISA.
Seguem os links mais relevantes abaixo:
Site gov.br com informações
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia
Site onde se pode consultar as exigências de cada país
https://civnet.anvisa.gov.br/app/viajante/login?wicket-crypt=Tmn4aR3FF1s&wicket-crypt=eaczKdU8qE8
Site para solicitação do certificado internacional de vacinação
https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-o-certificado-internacional-de-vacinacao-e-profilaxia
Lista de unidades anvisa no brasil
http://antigo.anvisa.gov.br/en_US/civp/unidades-emissoras
Temos ainda um vídeo no Youtube que explica passo a passo