Tudo Que Há Pra Viver

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)

Mendoza é uma cidade que tem um problema de deslocamento para muitas vinícolas que ficam afastadas do centro. Em muitas delas só é possível chegar de táxi, aplicativo de transporte, ou de remis (motorista particular). Levando isso me consideração montamos um roteiro que você pode fazer de ônibus ou de tram nas vinícolas de Mendoza. Além disso optamos por passeios de menor custo e encontramos até opções gratuitas.

Antes de passarmos ao roteiro propriamente dito precisamos explicar a dinâmica da localização geográfica das principais areas de produção de vinhos da cidade. Existem 3 grandes regiões produtoras. A região de Maipu que é mais próxima ao centro e é formada, em geral por vinícolas mais antigas e tradicionais da cidade. É possível chegar lá de transporte público. Depois temos a localidade de Luján de Cuyo, que está localizada a cerca de 30km do centro de Mendoza. Lá se localizam algumas das vinícolas mais famosas como a Catena Zapata e a Chandon. A terceira região é o Vale do Uco que fica bem mais distante, cerca de 80km, do centro. É bem próxima da Cordilheira dos Andes e as vistas das vinícolas de lá são consideradas as mais bonitas de todas.

Principais areas produtoras de vinho em Mendoza
Parque San Martín

Como nosso roteiro preza pela proximidade e pelo baixo custo resolvemos começar com um passeio que não tem relação direta com os vinhos, mas é muito agradável. O parque San Martín é o grande pulmão da cidade. Ele foi fundado em 1908, época de grande crescimento economico da Argentina. Nessa época a prosperidade era tanta havia a intenção de espelhar as cidades locais nos grandes centros da Europa. Buenos Aires que recebeu muitos investimentos em arquitetura e urbanismo ficou conhecida com a Paris na América. Todo esse incentivo repercutiu em outras cidades como Mendoza. O Parque San Martín é fruto dessa política. Tanto que seu imenso portão de entrada e o chafariz principal foram importados de Paris. O local que era um grande deserto se tornou uma grande area verde, que de fato é muito bonita e merece ser visitado.

O parque é o pulmão verde da cidade de Mendoza
Vinícola Los Tonelles

A primeira vinícola, que para os argentinos chama bodega, é a Los Tonelles. O grande diferencial dela é que além da grande qualidade dos vinhos, a sua sede fica próxima ao centro. A partir da Plaza de la Independência, que é uma referência do centro, são 3km em linha reta até lá. Com boa vontade é possível fazer o trajeto a pé, ou de bike, mas é possível fazê-lo em transporte público. Algumas linhas como o 532, 533 e o 548 passam lá. O preço da passagem do ônibus também é baratinha, 70 pesos.

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)
É possível chegar a vinícola de ônibus

A marca, que existe desde 1922, é muito popular no Brasil e alguns dos vinhos dela são o Mosquita Muerta e o Sapo de otro Pozo. Existem diversos tipos diferentes de visita. A mais simples de todas não inclui degustação e custa 8000 pesos argentinos. A com melhor preço e que te possibilita beber os vinhos da casa custa 10000 pesos. Nessa opção estão incluídos dois vinhos e a degustação de algumas comidinhas como pães e azeites. A visita é guiada e são diversos os horários, existem até a opção de guias em português.

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)
Visita inclui uma galeria de arte

A visita demora um pouco mais de uma hora e além de conhecer o processo de produção do vinho ainda incluiu uma galeria de artes que fica dentro da vinícola.

Vinícola Argentia

Essa é a primeira Vinícola do Vale do Maipu que vamos listar aqui. É possível conhecê-la utilizando o Tram da cidade. Basta pegá-lo na estação Suipacha (ao lado do Carrefour centro) e descer na Estação Gutierrez. A viagem é bem agradável, leva cerca de 30 minutos e tem vistas incríveis da Cordilheira dos Andes.

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)
Tram que faz a viagem até as vinícolas de Maipu

Chegando lá, basta andar uns dois quarteirões e nos deparamos com a entrada da Vinícola. A princípio parece um portão de uma casa, mas é só tocar o interfone que eles te atenderão. A vinícola foi fundada em 1880 e desde então tem se mantido familiar. E isso se manifesta na visita. Você é recebido pelos donos e por seus filhos que tocam a produção. Esta é muito pequena e conhecer a vinícola dá uma boa noção de como é uma produção menor, mais artesanal e familiar. Durante a visita serão degustados 2 vinhos e 1 espumante e o custo é de 8000 pesos.

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)
Vinícola Argentia: local é muito bonito e rende boas fotos
Vinícola López

Andando mais alguns poucos metros. Eu diria um quarteirão. Chega-se a Vinícola Lópes. Ela é o oposto da Argentia, pois é uma das mais conhecidas vinícolas da cidade. A produção é toda mecanizada e feita em larga escala. A visita percorre toda a imensa planta da vinícola e explica como é feito o vinho. O tour é todo gratuito e ao final é servida uma degustação de duas taças.

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)
Na vinícola López a produção é feita em larga escala

As duas vinícolas que sugerimos aqui no Maipu são possíveis de serem conhecidas a pé. Entretanto, há muitas outras que ficam mais afastadas. Existem alguns serviços de aluguel de bikes para chegar até elas. Um deles é feito pela empresa Maipu Bikes, que apesar alugas as bicicletas e não oferece o serviço de guia pela região. Eles te dão um mapinha e você vai pedalando até as vinícolas por sua conta. É possível retirar as bikes das 10 da manhã até as 14:30 e a devolução deve ser feita até as 18hs. O valor da diária é de 10 mil pesos.

La Enoteca

Este último ponto do nosso roteiro também fica no centro da cidade de Mendoza. É possível alcançá-lo a partir de uma curta caminhada de 20 minutos da Plaza Independencia. Você também pode ir de ônibus, basta pegar os de número 309, 310, 330 e 331.

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)
Dá até para chegar a pé

O La Enoteca é na verdade um grande museu que conta a história do vinho na cidade de Mendoza. Tem um grande apelo histórico que remonta as origens da produção, mas também mostra como a cultura do vinho está presente na vida dos argentinos. Ao final são servidas duas taças de vinho e um deles não é vendido comercialmente, é produzido somente com fins de pesquisa. As visitas são guiadas e se dividem em 4 horários: 10:40, 11:50, 13:00 e 15:40 e nos finais de semana não abre. Essa foi a única atração que não conseguimos os valores atualizados de 2024 e a referência que temos é o preço de 1000 pesos pela entrada que pagamos quando estivemos lá em 2023.

Roteiro Econômico de ônibus nas vinícolas Mendoza (tem até vinícola de graça)
Local abriga um museu sobre o vinho

E se você está planejando a sua ida para a Argentina. Não deixe de contratar o seu seguro viagem.

A SAFETY WING possui seguros-viagem para turistas e nômades como a gente, com opções para mais de 175 países. FAÇA SEU SEGURO-VIAGEM AQUI:

https://safetywing.com/?referenceID=tudoquehapraviver&utm_source=tudoquehapraviver&utm_medium=Ambassador

Fazendo o seu seguro pelo nosso link você nos ajuda a produzir mais vídeos legais pro canal! Caso queria fazer uma cotação dos melhores preços de seguro-viagem em várias empresas, nós utilizamos a REAL SEGURO VIAGEM, Realize sua cotação e contratação aqui:

https://www.seguroviagem.srv.br/?ag=zBA6NKu3gV&lead_tag=social__generico__2024-05-09

E temos uma playlist no Youtube mostrando as visitas a muitas dessas bodegas:

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *